quarta-feira, 9 de novembro de 2011

E QUANDO PINTA AMOR DE AMIGO?

Imagine a situação: você tem um amigo que é seu companheiro na escola, nas baladas, nos esportes, na hora do lazer e, de repente, ele te surpreende com a notícia de que se apaixonou por você. Quando o sentimento é recíproco, não existe um problema. Mas quando não se sente o mesmo, o que fazer?
Isabela Esmael, 16 anos, acredita que essa é uma situação muito complicada. "A pessoa que recebe uma revelação dessas e não ama o amigo, tem que tomar cuidado para não ferir os sentimentos dele. Porém ela também não pode se obrigar a fazer o que não tem vontade, só para agradá-lo. A melhor maneira é conversar e como são amigos, o outro vai entender", acredita a estudante.
Ficar surpreso e constrangido com a notícia é uma reação comum. E foi dessa forma que Monique Avellar, 17, ficou quando seu amigo disse que a amava.
"Minha primeira reação foi sair imediatamente de perto dele. Me senti mal, uma sensação horrível. Eu nunca poderia imaginar que ele tivesse esse sentimento por mim e passei a evitá-lo. Nunca mais nossa relação foi a mesma. Quando a turma saía a gente ainda se encontrava, mas eu não o chamava mais para estudar ou ir ao cinema comigo", conta.
E para afastar qualquer chance de envolvimento com o amigo, Monique começou a namorar outro garoto da escola. "Na época achei essa a melhor forma de afastá-lo de mim. Hoje reconheço que errei. A gente se fala, mas o clima é estranho. Ele é frio e sempre parece estar decepcionado. Acredito que um dia isso vai passar".

Viviane Oliveira, 16, diz que apaixonar-se pelo melhor amigo não é ruim. Para ela, a amizade é maior do que um namoro e o sentimento mais forte. “Não vejo nada de errado. A pessoa pode confundir as coisas e acabar gostando do amigo. Basta conversar com ele calmamente e com certeza ele vai entender. Mesmo que eles não namorem, a amizade não precisa acabar”, afirma a estudante.

Sofrimento calado
Thiago Carvalho, 18, conta que se apaixonou pela melhor amiga do colégio. "Não foi nada legal para mim e eu preferi esconder por um tempo. Ela gostava de outro garoto na época e não tinha nada a ver eu confundir a cabeça dela".
Thiago diz que sofreu muito porque via a amiga ficar com outros caras nas festas e depois ainda tinha que ouvir a história toda. "Fiquei um ano assim e depois passou. Me forçava a conhecer outras meninas para esquecê-la. Ano passado tomei coragem e conversei com ela sobre o que eu senti. Ela ficou surpresa e ainda somos bons amigos”, relata.

Alessandra Ribeiro, 18, também escondeu o sentimento do amigo que tinha namorada. "Achei melhor não contar. Ele era louco pela garota e eu não queria estragar uma amizade legal. Talvez se ele soubesse, a namorada iria sentir ciúmes e não me deixar vê-lo mais. Tive muito medo de perdê-lo e preferi esconder", diz a universitária que está à procura de um outro rapaz para esquecê-lo.

Apenas alguns beijos
Rogério Madureira, 18, se declarou para a melhor amiga quando eram do colégio e conta que não teve nenhuma experiência traumática.
"A gente conversou e tentei de maneira delicada dizer o que sentia. Não foi fácil, mas ela encarou bem. Continuamos amigos e muito tempo depois ficamos em uma festa. Foi uma única vez, ela não quis mais. Achava que a amizade iria acabar".
No ano passado a amiga se mudou porque foi cursar faculdade em Santa Catarina. Ela e Rogério se corresponderam por e-mail e ele sabe que vai encontrá-la novamente nas férias. "Não me arrependo", conta o estudante de Direito.
A verdade é que não existe uma fórmula certa para sair dessa situação “embaraçosa”, seja para o amigo que está apaixonado pelo outro, seja para quem recebe a notícia.
A sinceridade, a transparência e a delicadeza, no entanto, parecem ser sempre as melhores armas em qualquer um dos casos. Nada melhor do que, conhecendo o outro, encontrar o jeito adequado de falar alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário