Rainha da Cavalgada JC |
No último domingo - 30 de outubro, Candeal estava em festa. A Cavalgada JC foi um entretenimento à parte para aqueles que procuram um motivo de se divertir no estilo bem regional.
Melhor seria se houvesse mais organização, pois o trajeto percorrendo do povoado de Jenipapo até a sede do município, cavaleiros e damas tentavam fazer um desfile bonito, embalado pelas cantorias e boiadas de Buy & Deraldo além de som mecânico.
Depois de muita diversão no Povoado de Jenipapo, quando finalmente deu-se início ao desfile voltando para Candeal, o horário já não permitia uma boa visibilidade aos participantes daquela que seria uma cavalgada digna de louvores, como aquele povo sabe fazer tão bem. Não somente isso, como também a falta de cooperação dos motoqueiros que disputavam na estrada o espaço com os cavalos, comprometendo assim a segurança dos participantes. Apesar de tudo, não faltou esforços para que os organizadores da festa tentassem à todo custo proporcionar o melhor para todos que dela participasse.
Ao chegarem à rua todos se divertiram à vontade com show de uma banda musical. Para os que não queriam ficar perto da multidão juntavam-se em rodas de bate-papo nas calçadas de suas casas – típico do lugar, outros porém, reclamavam de falta de espaço ou bancos para sentar no centro da cidade, quando encontravam eram surpreendidos por furadas de arames farpados que contornam os jardins. – “Arame farpado é pra prender gado, que não pensa nem tem educação!” – disse um morador indignado.
O povo quer e precisa é: ser respeitado, ser tratado com dignidade, ter entretenimentos que valorizem a cultura regional, com segurança e paz. É tão bom ver o povo feliz e ontem isto parecia apenas de forma implícita no rosto do povo candealense, não pareciam tão felizes como desejariam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário