segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sujeira e esgotos poluem o açude da pipoca

Sujeira e descaso com o meio ambiente

É preocupante a questão ambiental e da saúde das pessoas que vivem às margens da represa da “pipoca”, localizada na sede do nosso município. É preciso que urgentemente sejam tomadas medidas cabíveis pelos, órgãos competentes.
Esta imagem registrada recentemente, mostra a quantidade de sujeira acumulada às margens. Não é somente uma reclamação, mas mostrar algo que não está correto. A quantidade de plástico e material descartável que aparece na imagem assusta e revela o quanto os ambientalistas que não deveriam olhar apenas para dentro de suas casas, mas da cidade como um todo, isto sem falar dos governantes que olham com descaso para o povo que os elegem.
É importante que não somente os órgãos competentes tomem as providências, mas também que toda sociedade deva ter a consciência ambiental, principalmente os moradores daquelas proximidades. Como a represa tem uma extensão relativamente grande, imagino que está assim porque muitas famílias largam lixo por toda parte, sem se preocupar com a coleta.
Sabe-se que o vento também faz sua parte, porque sacolinhas plásticas soltas e materiais descartáveis são fáceis de seres levadas, portanto é preciso que algo seja feito. Além da sujeira existem os esgotos que deságuam na represa, piorando ainda mais a situação.
Convém dizer que esta sujeira não é de hoje, mas ainda há tempo para que haja um mutirão de limpeza e um trabalho de conscientização da população em prol da natureza, do meio ambiente e especificamente da represa da pipoca. Está mais que na hora de por em prática este trabalho ambiental dentro das escolas e entidades não governamentais.
Uma pausa para a fotografia

Impressionante é ver o quanto o povo poderia se beneficiar desta represa, utilizando-a como um local de lazer, bem-estar e entretenimento. Observe pessoas que aproveitam o fim de tarde, com um belo sol que se põe aos poucos, para tirar fotografias às margens das águas que brilham contrastando com o verde às sua volta. 
Vamos exigir o melhor para nosso município. É nosso dever.

Esta imagem é para você refletir

Candeal realiza cavalgada

Rainha da Cavalgada JC

No último domingo - 30 de outubro, Candeal estava em festa. A Cavalgada JC foi um entretenimento à parte para aqueles que procuram um motivo de se divertir no estilo bem regional. 
Melhor seria se houvesse mais organização, pois o trajeto percorrendo do povoado de Jenipapo até a sede do município, cavaleiros e damas tentavam fazer um desfile bonito, embalado pelas cantorias e boiadas de Buy & Deraldo além de som mecânico. 
Depois de muita diversão no Povoado de Jenipapo, quando finalmente deu-se início ao desfile voltando para Candeal, o horário já não permitia uma boa visibilidade aos participantes daquela que seria uma cavalgada digna de louvores, como aquele povo sabe fazer tão bem. Não somente isso, como também a falta de cooperação dos motoqueiros que disputavam na estrada o espaço com os cavalos, comprometendo assim a segurança dos participantes. Apesar de tudo, não faltou esforços para que os organizadores da festa tentassem à todo custo proporcionar o melhor para todos que dela participasse. 
Ao chegarem à rua todos se divertiram à vontade com show de uma banda musical. Para os que não queriam ficar perto da multidão juntavam-se em rodas de bate-papo nas calçadas de suas casas – típico do lugar, outros porém, reclamavam de falta de espaço ou bancos para sentar no centro da cidade, quando encontravam  eram surpreendidos por furadas de arames farpados que contornam os jardins. – “Arame farpado é pra prender gado, que não pensa nem tem educação!” – disse um morador indignado.
O povo quer e precisa é: ser respeitado, ser tratado com dignidade, ter entretenimentos que valorizem a cultura regional, com segurança e paz. É tão bom ver o povo feliz e ontem isto parecia apenas de forma implícita no rosto do povo candealense, não pareciam tão felizes como desejariam.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Familiares identificam corpo de mulher encontrada morta em Tanquinho


 "Infelizmente uma notícia ruim aqui no blog Candeal em Foco, mas é preciso levar a informação para todas as pessoas"
 

Foto: Reprodução/Acorda Cidade

A lavradora estava desaparecida desde a noite do último sábado (22) passado. O corpo foi encontrado na tarde do domingo (23) e encaminhado ao DPT

Foi  identificado ontem (24) no Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana (DPT), o  corpo da mulher que foi encontrada morta com vários tiros na Fazenda Palmeiras, no Povoado Tigre, no município de Tanquinho.

A lavradora Ana Mara Dias Bezerra, 42 anos, morava na cidade de Candeal.  Segundo informações o corpo apresentava  sinais de perfurações de disparos de arma de fogo na cabeça e no pescoço. suspeitas de que a vítima também foi abusada sexualmente e espancada.

A lavradora estava desaparecida desde a noite do último sábado (22) passado. O corpo foi encontrado na tarde do domingo (23) e encaminhado ao DPT para ser necropsiado e liberado para o sepultamento. O reconhecimento do corpo foi feito por familiares.

 Por: Aldo Matos
Fonte: http://www.acordacidade.com.br

domingo, 23 de outubro de 2011

Povoado de Belo Alto homenageia primavera em desfile

A Prefeitura Municipal de Candeal, promoveu nos dia 30 de setembro,  no Povoado de Belo Alto, um belo desfile pelas ruas onde o povo deu as Boas-Vindas à Primavera. Confira as fotos que foram cedidas gentilmente pelo fotógrafo Rigoberto Brito.









Prefeitura Municipal de Candeal homenageia primavera em desfile

A Prefeitura Municipal de Candeal, promoveu nos dias 23 e 30 de setembro, na sede do município e no Povoado de Belo Alto, respectivamente, um belo desfile pelas ruas onde o povo deu as Boas-Vindas à Primavera.
Centenas de crianças, jovens e adultos, acompanhados de educadores, desfilaram pelas ruas de Candeal. Além de comemorar a chegada da Primavera, o objetivo foi divulgar para a comunidade os projetos desenvolvidos em salas de aula, como "A Magia da Literatura", "Jogos e Brincadeiras" e o que faz os jovens do município, dentro de suas comunidades.

Todo o desfile contou com a animação da Fanfarra Municipal da cidade de Tanquinho-BA, o que abrilhantou ainda mais o evento. O desfile durou toda a tarde, terminando ao anoitecer e foi prestigiado por toda a comunidade local.

O fotógrafo Rigoberto Brito acompanhou todas as atividades, fazendo um registro fotográfico de cada grupo escolar ou entidade, engrandecendo assim, além do valor da comunidade candealense como o acervo histórico do município.

















Visita Pastoral de Dom Itamar Vian em Candeal

No roteiro de Dom Itamar Vian - Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, não faltou a visita à Prefeitura Municipal, ao Centro de Abastecimento e à Câmara de Vereadores.




No Mercado Municipal, aproveitou para aferir a pressão arterial e provar das guloseimas regionais.



Na Câmara Municipal, em Sessão Solene, ouviu os vereadores e também falou de sua visita ao município.

Dom Itamar Vian visita Escolas e Creches

O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, em visita pastoral no nosso município aproveitou também para visitar alunos, professores e funcionários das nossas escolas e creches. Dando também sequência às suas atividades, visitou o Hospital Municipal. Confira as imagens.

Visita ao Centro de Educação Santo Antonio






  O Arcebispo visitou a Escola Municipal Antonio José Ferreira.





Visita à Escola Municipal Olegário Ribeiro




Visita à Escola Wilson Falcão 



Visita Ao Hospital Municipal