segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Desfile de 7 de setembro

Desfile de bandeiras dos Estados da Federação
Como era bom poder ver, a família reunir-se na cidade, num ambiente cívico e familiar para assistir os desfile de 7 de setembro, chamávamos de “Parada de 7 de Setembro” -  nas cidades, sejam elas de pequeno ou grande porte.

Como era bom poder ver, apesar do forte sol ou da chuva, nas calçadas muitas crianças, famílias completas, senhoras e mulheres grávidas. Como não podia deixar de ser, o patriotismo estava presente e o romance também estava no ar.
Meus pais levavam a turma toda, os menores e os maiores. Não íamos todo ano, mas íamos bastante. Eu e a molecada gostávamos muito de ver as escolas desfilando, os cavalos todos paramentados, as bicicletas enfeitadas e nós com a bandeirinha nacional nas mãos comemorando a independência do nosso país Brasil.
Desfile das crianças
Como era bom poder ver, pessoas mais patrióticas ainda, vestidas com as cores da pátria. Envolto na bandeira brasileira ou com a camisa da seleção. O momento realmente é de comemoração, um momento cívico, de criar amor pela pátria, cidadania, apesar dos problemas do país. Ir às ruas faz parte do caráter do cidadão.
Desfile das Bandas de Fanfarras
Como era bom poder ver, as pessoas irem ao desfile pela primeira, levar o marido ou a esposa, filhos, sobrinhos e até bebê de colo. No fim poder ver a declaração de que participar foi muito bom, foi maravilhoso, que as crianças gostaram muito e que vai voltar outras vezes.

Como era bom poder ver, as homenagens feitas aos estados da federação, com desfile de bandeiras.

Como era bom poder ver, casais dando uns "amassos" nas praças, nos bancos e nos jardins, sem perder a atenção para o desfile. Entre uma olhada e outra, trocam beijos e carícias.
 Porque se deixou perder esse tempo, esse espírito patriótico, esse momento que também é da família?

É preciso resgatar o desfile da "Parada de 7 de Setembro", nossas crianças precisam valorizar nossos símbolos nacionais, levantar quando o Pavilhão Nacional é hasteado. Por a mão no coração enquanto ouve o Hino Nacional e não precisa dizer que saber cantar deveria ser uma obrigação.

Junto com a Secretaria de Educação e Cultura, o município de Candeal deveria repensar no resgate dessa tradição e da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário